sexta-feira, 29 de junho de 2012

O que é o pecado contra o Espírito Santo?







Para quem comete este pecado, conforme disse Jesus, não há perdão, sendo tal pessoa "réu de pecado eterno" (Mc 3:29). 
Desde a minha conversão preocupava-me em não cometê-lo. Porém, fiquei mais tranqüilo quando li alguns comentários que diziam que quando a pessoa possui este temor, não comete tal pecado. Apesar do alívio, queria saber, agora, o que vinha a ser o pecado contra o Espírito Santo. Depois de ler sobre o assunto e meditar na Palavra, descobri que este pecado se caracteriza quando alguém deixa de acreditar na obra do Espírito Santo; e, conforme diz o famoso teólogo John Stott, é atribuir a obra do Espírito Santo aos demônios (foi o que os fariseus fizeram quando Jesus ralizou alguns milagres). A palavra "blasfemar" quer dizer injuriar, caluniar, insultar, contra o Espírito. 
Quando lemos sobre o pecado de Ananias e Safira (At 5:1-11), apesar deste casal estar na comunidade cristã, parece que eles não criam na obra do Espírito, pois, ao mentirem contra Ele, vieram a morrer. Eles não morreram porque mentiram apenas, mas, porque o pecado de mentira deles foi contra o Espírito Santo, evidenciando que eles não acreditaram na sua obra (pelo menos naquele momento). 
Creio,portanto, que o pecado contra o Espírito Santo é não possuir o temor que lhe é devido; e que, enquanto tivermos temor de Deus, jamais o cometeremos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário