quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

COMO FAZER VISITA NOS HOSPITAIS

Os pastores e suas esposas podem achar às vezes certa dificuldade em fazer visitas nos hospitais. Uma das razões é que não é fácil decidir como ajudar o paciente. É dificil tomar controle da situação ou até mesmo encontrar as palavras certas a dizer. 
Mas, como um pastor experimentado disse uma vez: "um ministro ajuda não  somente pelo que faz, e sim pelo que é".  O simples fato de que o pastor(a) é um servo de Deus já fortalece o paciente, sem levar em consideração tanto o que diz ou faz. Isto não quer dizer, no entanto, que o que diz ou faz não seja importante. Temos aqui algumas sujestões que podem ajudar o servo(a) de Deus em suas visitas nos hospitais. A maioria delas estão baseadas no livro de Richard Young, The Pastor's Hospital Ministry (O Ministério pastoral nos Hospitais).
  1. Quando encontrar uma porta fechada, não entre sem antes consultar a enfermeira.
  2. Preste devida atenção nas placas NÃO É PERMITIDO VISITAS. Fale com a enfermeira antes de entrar.
  3. Se a luz sobre a porta do quarto do paciente esta acesa, não entre até que a enfermeira tenha respondido ao chamado do enfermo.
  4. Mesmo que a porta esteja aberta, bata gentilmente antes de entrar. Isto pode às vezes prevenir o paciente, e a você, de algum incoveniente.
  5. Procure não tocar na cama. Às vezes, mesmo um pequeno movimento pode causar dor ou incomodar o enfermo.
  6. Observe a situação quando entrar no quarto. Tome atenção na posição do enfermo. Preste atenção na equipe que está ao redor do paciente. Procure informar-se se o paciente esta sentindo-se bem ou se está sentindo dor. Isto ajudará você a determinar quanto tempo deve demorar a sua visita. Em geral não é recomendável  permanecer com o paciente quando servirem a comida. Há pessoas que às vezes sentem-se incomodadas em comer enquanto outra fica olhando e às vezes podem haver dificuldades mais graves. (Uma paciente uma vez confidenciou à sua amiga que tinha permanecido sentada em um banquinho enquanto o pastor a visitava no hospital; e que a visita tinha sido muito demorada).
  7. Não segure a mão do paciente a menos que este tome a iniciativa ou peça.
  8. Fique em um local onde o paciente possa vê-lo(a) bem, sem precisar mudar de posição.
  9. Resista a tentação de falar acerca de outros casos semelhantes que você conhece ou acerca de quando você teve esta mesma enfermidade. E, especialmente, não vá de quarto em quarto, falando de pacientes que estão em estado grave.
  10. Não compartilhe com o paciente seus proprios problemas. Você está ali para ajudar, não para ser ajudado. Ás vezes acontecerá de você sair fortalecido(a) . O pastor(a) deve permanecer em completo estado de tranqulidade quando visita enfermos nos hospitais. Estar ansioso(a), contagia e os pacientes necessitam calma e tranqulidade.
  11. Nunca faça visitas quando estiver enfermo. Às vezes o sentimento de responsabilidade pode levar você a fazer visitas quando está com resfriado e com febre. Mas, você pode causar ao enfermo mais dano que bem estar.
  12. Não prolongue as visitas. A duração da visita dependerá da situação, isto é, da condição do paciente. O paciente que saiu recentemente da sala de cirurgia necessita somente de uma breve palavra de estimulo. Alguns pacientes podem desejar conversar por mais tempo com o pastor, mas, em geral, as visitas não devem prolongar-se além de 10 minutos.
  13. Não comente com ninguém acerca da situação do paciente, dentro ou fora do quarto. Muitas vezes o paciente pode ouvir o que está sendo dito, quando os que conversam,  pensam que o paciente está dormindo.
  14. Quando visitar quartos em que há mais de um paciente, diga uma palavra breve a todos os enfermos. Mesmo se somente um dos pacientes é membro de sua igreja, os outros podem sentir-se depreciados se você os ignora. Ademais o paciente que você conhece se sentirá orgulhoso de anunciar aos demais que você é o pastor dele(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário